foto: Pedro Santana

domingo, 1 de abril de 2012

Rumo à reportagem: lembranças biográficas

     Foram 9 anos em busca de um espaço onde eu pudesse, efetivamente, fazer reportagens. Desde o primeiro ano da faculdade de jornalismo, minha vontade era ser repórter. Senti esse prazer, pela primeira vez, durante uma incursão na comunidade de Heliópolis, em São Paulo, em 2003. Foi lá que fiz a reportagem de estreia, ainda como estudante, veiculada pela Rádio Gazeta AM.
     Conhecer pessoas, histórias e culturas sempre me fascinou. E o que mais me seduz é a possibilidade de registrar esse contato com o mundo através da palavra e da imagem. Quando comecei a trabalhar na televisão, em 2004, esse meu interesse tornou-se ainda mais latente. Desde os tempos do BandNews TV, procuro viver a pulsação da vida na rua - a matéria-prima do jornalismo. No início, como estagiário, passei a acompanhar as equipes de reportagem da Band, ao lado dos repórteres Sônia Blota e Mauro Wedekin.  Logo percebi que era aquilo que eu queria fazer. 
     Antes de trabalhar como repórter, passei por outras funções que me ajudaram na minha formação. Em 2006, após o estágio no Bandnews, fui contratado como coordenador de rede do Jornal da Band, da TV Bandeirantes em São Paulo. Lá eu vivi um dos melhores momentos da carreira, ao lado do mestre Ricardo Boechat. Aprendi a ter o discernimento crítico indispensável a um jornalista, na coordenação da pauta nacional das emissoras da Band.  Passei por momentos inesquecíveis, como a cobertura do acidente do avião da Gol, em 2006 (noticiado em primeira mão pela Band graças a uma ligação de uma fonte do Boechat, atendida por mim). Foi também no Jornal da Band que comecei a desenvolver o lado repórter - algo inerente a todo jornalista. Cheguei a ser preso, vítima da truculência de um delegado que não gostou de uma reportagem sobre o atraso na entrega dos passaportes pela Polícia Federal. Percebi que repórter não pode se intimidar diante de nenhum tipo de ameaça. Encerrei o meu ciclo na Band com uma matéria exibida em rede nacional sobre emprego em plataformas de petróleo.
     Em 2008, fui para a Rede Record, onde fiquei 4 anos como pauteiro do Jornal da Record. No início, deixei de lado o projeto da reportagem, mas jamais desisti de trabalhar na rua. Na pauta, aprendi a cultivar fontes e a desenvolver uma apuração consistente e incansável. Perdi a conta de quantas vezes peguei calhamaços de folhas de pesquisa e tirei pautas que viraram grandes reportagens para TV. Ainda na Record, passei a fazer produções especiais para o principal telejornal da emissora, no Brasil e no exterior. Trabalhei com jornalistas tarimbados, como Ana Paula Padrão, Luiz Gustavo e Luiz Carlos Azenha. Observava atentamente o jeito de cada um ao lidar com os entrevistados durante uma reportagem. Com o passar do tempo, comecei a ir para a rua, como produtor. Participei de projetos como o "Diário da Enchente", já descrito no blog. Percebi que estava na hora de me dedicar a essa antiga paixão. 
     No ano passado, abri mão da estabilidade como pauteiro de reportagens especiais do Jornal da Record e comecei como repórter da TV Diário, afiliada da Rede Globo em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Mudei de emprego, de função e de cidade. Atitude ousada e corajosa. Em quase 6 meses, fiz matérias sobre buraco de rua, crimes, esporte, culinária e a vida no campo. Vi que "reportagem não é para os fracos", como diz uma colega de profissão. Em março, fiz minha estreia em rede nacional na Globo, com um VT e um link sobre a safra do caqui, no Globo Rural. Fui batizado como repórter da maior rede de televisão do Brasil e uma das maiores do mundo. Alguns dias depois, recebi uma ligação que mudou minha carreira. Aceitei o desafio de trabalhar na EPTV, tradicional afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo. Vou ficar na emissora de São Carlos. Mais uma vez, mudo de cidade e de emprego. Mas, agora, a função é a mesma: aquela que sempre quis exercer. Espero aperfeiçoar o meu trabalho, com ética e respeito às pessoas.


Safra do caqui em Mogi das Cruzes - Globo Rural, março/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário